quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pressão alta na gravidez


         Esse é um  tema um pouco difícil pra mim, é a segunda vez que passo por isso. Vamos primeiro a parte explicativa. Existem 3 tipos de pressão alta na gravidez. O primeiro quando a mamy já é hipertensa, tem que controlar melhor durante a gravidez, mudar os medicamentos, etc...Você só vai passar por isso se já tiver o problema, então antes de engravidar (se possível) passe no seu cardiologista e vá se preparando com a orientação dele.
             O segundo tipo mais conhecido quando sem explicação a pressão sobe nos últimos meses e a criança tem que ser retirada as pressas. Muitas vezes é difícil prevenir, o que se sabe é que qualquer sintoma corra no médico. Dor de cabeça, nada de tomar medicamentos por conta, primeiro afira a pressão, e se estiver alta  corra ao PS mais próximo. Alta na gravidez é considerada acima de 13x9, que já é um sinal de cuidados. Mas tem uma boa noticia, se você teve na primeira gravidez a chance de ter na segunda é a mesma de qualquer outra pessoa ter pela primeira vez. é muito grave, pode levar a morte materna e fetal!
            O terceiro tipo, menos conhecido é o meu caso, pressão alta sem explicação desde o começo da gravidez. Como cuidar? Vai depender do seu médico. Mas siga ao pé da letra tudo o que ele te disser! Na minha gravidez começa no terceiro mês e inspira cuidados até o final. Aferição de pressão diária, e uma desintoxicação de sal, quero dizer sem comer sal ou qualquer coisa que vá uma pitada de sal, ou de alto teor de sódio.
   Na minha primeira gravidez foi sofrido. O médico me proibiu qualquer pitadinha de sal. Comia de tudo, mas sem sal! HORRÍVEL.Chorava no banheiro escondida de vontade de comer um pastel de queijo. RIDÍCULO! Mas é verdade. Depois ele me liberou por um mês a comer 1g de sal por dia. Comprei no atacado aqueles saquinhos com 1g de sal e usava como se fosse ouro, geralmente na carne ou feijão que é insuportável. No mês seguinte eu estava proibida de comer sal de novo, mas em 1 dia do mês liberada pra comer o sonhado pastel de queijo!
    Se fosse só isso, mas cada vez que eu ia na consulta saia com uma lista dos mais estranhos exames. Fiz MAPA, ecocardiograma, eletrocardiograma, URINA 24h (ARGHH!). E outros que nem me lembro o nome.  Tudo sempre deu perfeito, mas cada vez que ia na consulta o médico me alertava que a pressão estava alta. Até um dia, com 7 meses que ele fez um US e achou que o bebe não estava se desenvolvendo corretamente, poderia estar entrando em sofrimento (entenda : morrendo). Neste mesmo dia  ele me disse que era uma menina! Sai de lá atordoada. Fui fazer um US de emergência numa das melhores clínicas daqui. Graças a Deus minha menina estava linda e perfeita!
     Uma das coisas que me impediam de engravidar de novo era o medo de passar por tudo aquilo de novo! Como o Henry caiu de paraquedas (rs*), não tive escolha, e descobri que no meu caso, numa terceira, quarta, quinta gravidez a chance de ocorrer é de quase 100%. Começou exatamente no terceiro mês de novo. Um dia após o almoço, uma dor de cabeça insuportável e debilitante tomou conta de mim. Aferi a pressão, e 15x9. O medo tomou conta de mim. Fiz uns dias de dieta hipossodica, e não tive mais problemas. Conversando com meu médico, ele me liberou de comer de tudo, mas com moderação, e cuidando da pressão. Quando preciso também faço uso de um calmante natural.
    Estava tudo indo bem. Mas descobri que me descontrolo fácil, o que faz minha pressão subir. Outro dia num churrasco na casa da minha mãe, já comi churrasco, né? Ai, fiquei estressada com minha cachorrinha porque ela acabou com o jardim da minha mãe e sujou o quintal inteiro. Logo, a pressão subiu. Me deitei, fiquei quietinha, até abaixar.
   Ontem eu já estava estressada, imaginem, reforma em casa, aquela bagunça, trabalho, filha, marido. Choveu e minha filha ficou 1h sozinha na escola (com 1 professora) porque o transito parou! Coitadinha, eu fiquei com o coração na mão de dó dela. Hoje, na correria da construção tinha um cara vigiando minha casa. Era um senhor de idade, olhou, olhou. Quando eu sai, ele saiu com o carro. Mas na esquina de casa fez o retorno e voltou a olhar a casa. Chegando no trabalho uma chatinha pegou no meu pé porque eu estava 10 minutos atrasada. Perdi a linha com ela, já estava assustada, não sei se atoa ou não, mas A PRESSÃO SUBIU. Liguei para meu marido, contei tudo, passei a placa do carro e fui sentar. Não tive dor de cabeça, nada. Mas um afobamento, tremedeira, e sensação ruim. Chegou a 15x9 de novo! Demorou quase 40 minutos para abaixar! Estou super triste, vai começar a dieta chata de novo. E estou com muito medo de novo de morrer e deixar minha filha, e de perder o Henry.
   Tenho orado e pedido à Deus, por mim, pelo meu bebe, pela minha filha. Só Deus pode cuidar de nós, dar saúde e calma.
   Bom, quem tiver algum caso assim, ou dúvidas, entre em contato comigo, podemos trocar figurinhas!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pode ou não pode????

   Cada médico tem uma resposta diferente para a mesma pergunta. Se for perguntar para uma amiga, vizinha, tia então vai ouvir milhões de absurdos e respostas diferentes, porque ainda vem acompanhada de causos...Mas afinal o que pode e o que não pode?
   Pintar, alisar, descolorir os cabelos pode? O médicos mais radicais defendem a posição que não pode de jeito nenhum em nenhum momento da gravidez. Por quê? Porque não existem estudos que comprovam a real segurança desses procedimentos. Tudo bem que fulana usou e não causou nada, mas e se tivesse causado? E se fosse coincidência, você provavelmente nunca saberia e se culparia a vida inteira. Os médicos menos radicais, defendem que pode quase tudo, desde que não vá amônia e só depois do terceiro mês. Que é o período onde podem ocorrer a maior parte das má formações. Eu já prefiro deixar meus brancos em paz, minhas raízes saltitantes, porque  custa esperar mais uns meses? Pra que arriscar? Depois que o nenem nascer eu faço tudo o que quiser, agora é hora de fazer tudo para garantir a saúde dele. Pelo menos minha conciencia estará tranquila que eu fiz o melhor!
   Medicamentos é outro assunto controverso. Tem médico muito ignorante por aí, precisando de reciclagem urgente. Certos medicamentos não podem ser usados na gravidez, outros podem e tem ainda os do grupo "não tem estudo suficiente para dizer que não fará mau". Não use nada sem falar com seu médico antes. Na farmácia que comprar pergunte ao farmaceutico se tem alguma informação sobre o uso na gravidez, e se ainda assim desconfiar, arrume outro médico!
    Alguns médicos se consideram "O TAL" mas erram como qualquer outro ser humano. Eu já peguei cada erro médico, inclusive com grávida! Na minha gravidez passada mesmo, o médico me passou um medicamento para infecção urinaria que entrou no grupo do ninguém sabe se fará mau. Porque isso? Sendo que existem tantos outros que poderiam ter sido usados com segurança? Ele nem pediu exame de cultura pra justificar que a bactéria só morria com esse ou aquele. Desconfiada como sou, li a bula, liguei no laboratório e não satisfeita não tomei. Mudei de médico, e o outro médico riu e disse, que bom que você não tomou. Sua infecção é tão ridícula que tomando mais água sararia em menos de 2 dias.
   Nessa gravidez estou com infecção novamente. Não achem que sempre tem que ter dor, ardor, etc...Eu não sinto nada. Tive febre uma vez, e mesmo assim pode ter sido outro fator (gripe, sinusite...). Percebi porque a urina está mais escura e com odor forte. Falei com o médico e me mandou fazer um exame e depois tomar um pozinho que é seguro. O duro é esperar o resultado, 5 dias. Mas a culpa não é do laboratório, é do tipo do exame, que precisa de tempo para as bactérias crescerem, e poderem mostrar o resultado!
   Um assunto mais picante...SEXO pode ou não pode? Pode sim, desde que o casal queira! E claro se não tiver nenhum outro problema. Geralmente pode até o fim da gravidez, mas não comemore, muitos maridos não gostam da ideia de macular a imaculada concepção...Principalmente no sétimo mês a mulher sente muita vontade. Mas o marido olha aquela barriga e cai fora! E se o nenem chutar na hora H, ai corta o clima deles com certeza!. Mas o sexo é seguro e pode. Não machuca o bebe, nem ejacula na cara dele, e se o nenem chutar não e porque está se incomodando, mas porque chutou, horas bolas!
   Comidas em geral, são duvidas. Na verdade pode se comer de tudo, desde que com moderação. Nada de ganhar 21 kg na gravidez, isso não é saudável  pra ninguém e depois pra perder é um sacrifício! Claro, cuidado com a diabete, pressão alta, etc... Pimenta pode, abacaxi pode, o que existem são lendas. Claro lave as verduras e frutas muito bem. Não coma carne, ovos crus ou mau passados. cuidado com a procedência do peixe e frutos do mar. Cuidado com a comida de rua. Tudo isso pode ser muito bom, mas pode estar com uma contaminação, e pegar uma diarreia na gravidez, não será nada legal!
   Bebidas temos dois tipo, alcoólicas e não alcoólicas. As alcoólicas é melhor evitar, e se consumir que seja pouco mesmo! As não alcoólicas tenham cuidado. Muitos chás caseiros podem ser abortivos os causar má formação. Não tome esse ou aquele sem falar com um médico. Os básicos como hortelã, cidreira, podem mas com moderação. Coca cola pode sim, mas vamos falar sério, aquele treco só tem calorias, de saudável não tem nada. Mas não vai apodrecer o bebe e nem os osso se você tomar! Aguá tonica também não é recomendada
   Não podem as receitas caseiras de chás, mascar folha disso, daquilo. Raízes não recomendadas pelo seu médico pó ou chá como o gengibre.
  Não podem cremes e sabonetes de limpeza de rosto  e corpo não conversado com seu médico antes. Alguns tem substancias que podem causar ,má formação no feto em qualquer estágio da gravidez!
   Não pode ficar dando ouvidos a conselhos de leigos, porque na minha gravidez fiz isso e deu certo, na minha não fiz aquilo e olha o que aconteceu. Palpite tem aos montes! E encher o saco do seu médico por qualquer dúvida pode sim. Afinal que melhor do que ele pra te ajudar?

domingo, 12 de setembro de 2010

Menino ou menina?

   Logo depois da gravidez a pergunta que não se cala é menino ou menina? Na minha primeira gravidez eu não me importei. Queria muito um menino, mas queria descobrir quando nascesse. O tempo foi passando e meu marido morrendo de curiosidade, mas seguramos. Arrumei o quarto de fundo do mar, tudo azul. O bebe tinha roupas neutras, azuis. Porque fosse menina ou menino eu amo azul! Algumas pessoas me diziam, mas e se for menina? O que vai fazer com o quarto azul, eu respondia comprar uma Pequena sereia, e transformar o quarto em fundo do mar da Sereia!
   Mas quando eu estava com 6 ou 7 meses, não lembro bem, na consulta pré natal, o médico sempre usava um US meio rudimentar, mas era ótimo ver o bebe. Ele me disse que devido ao aumento de pressão o bebe não estava se desenvolvendo como deveria, que estaria entrando em sofrimento. E me perguntou se eu queria saber o que era, eu respondo que sim. Ele me disse que era uma menina. Chorei muito, ele achou que era de decepção pois sabia que eu queria um menino. Mas era de medo de estar prejudicando de alguma forma meu bebe, medo de perder meu bebe. Para encurtar a história, ele me pediu um US numa clínica especial, com um médico excelente. Cheguei sozinha e chorando. Ao colocar o aparelho na minha barriga apareceu aquela PEREREQUINHA ENORME! Ri, e disse para o médico, que se eu não entendesse ou se não quisesse saber, naquele momento era impossível. Era nítido. Uma Menina. Ele fez o exame, com doppler colorido, e ela estava perfeita, saudável e sapeca, como é até hoje!
   Nessa gravidez eu estou morrendo de curiosidade (estava até essa semana, mas só vou contar no fim do post, e não vale roubar e correr a página até lá...). Desde o principio procurei métodos científicos para descobrir. Hoje em dia temos um exame de sangue muito preciso, pode ser feito com 10 semanas de gravidez, mas custa caro (de 300 a 600 reais). Tem um de urina, que chegou no mercado brasileiro e custa quase tanto quanto o de sangue, e não é preciso. Como você mesmo faz, vários erros podem ocorrer. Mas eu ia pedir para um tio do meu marido trazer dos EUA pra mim, ai sim sai quase 60 reais, dava para brincar...Mas não deu certo e eu fiquei na curiosidade. Como diz uma amiga minha com CATAPORA ROXA!
    Mas palpites não faltavam. Minha barriga está redonda, está quadrada, está pontuda, espalhada...sei lá mais o que...isso significa que é menino ou menina. Como qualquer método não científico tem 50% de chances de acerto, então pensem o que quiserem. Mas que você está com cara que vai ter menina isso sim...rs*.
   E está sendo diferente da outra gravidez em questão de sono, enjoos, etc? Então é menino, com certeza. E quando você ouve que eu tive tantos filhos e todos eram meninos e foi assim, assim...porque quando é menina é assim e assim.
  Existem também métodos nada científicos, mas místicos que mantêm uma probabilidade altíssima de 50%, rs*. São as calculadoras chinesas e as simpatias. Mas não diga que é simpatia, a pessoa se ofende. Porque "comigo deu certo sempre" , esse ou aquele sim são mas esse não, dá certinho...E alguém tem sempre uma excelente explicação nada científica pra justificar. Algumas maluquices:
  •      Se uma criança pequena de colo é do sexo masculino e quer ir no seu colo, é porque o bebe que você espera é menina!
  • NO INSTANTE em que a mulher começa a fazer o enxoval da criança, se a pessoa que chegar à casa for homem, ela dará à luz um menino; se for mulher, a criança será do sexo feminino
  • QUANDO A MULHER está grávida, pede-se para que ela ponha-se de pé, encostada numa parede. Se o primeiro passo for dado com o pé direito, a criança será do sexo masculino; se for com o pé esquerdo, será do sexo feminino;


  • SE A COROA que se formar ao redor do seio da mulher grávida for clara, a criança será menino, se for escura, será menina;


  • Se você, futura mamãe dormir com o seu travesseiro em direção ao sul, terá uma menina


  • Se os pêlos de suas pernas crescerem mais rápido do que o habitual enquanto você estiver grávida, será um bebê do sexo masculino.


  • Se o pai do futuro bebê ganhar peso junto com a mãe, vai ser com certeza um menino.


  • Se sua mãe estiver com os cabelos grisalhos quando você engravidar, será um menino.


  • Se você estiver particularmente bonita durante a gravidez, você está carregando um bebê do sexo masculino; no entanto, se você estiver parecida com sua mãe, certamente uma menina será.


  • Se você se recusar a comer os cantos do pão, você está esperando uma menina.


  • Se os seus seios se desenvolverem rapidamente no início da gravidez, é uma menina.


  • Segure uma linha de coser ou fio de lã em cima de sua barriga. Se ela se mover para os lados, é menina e, se se mover em círculos, é menino.


  • Se os seus pés estiverem sempre frios durante a gravidez, é menino.


  • Você está louca por doces? É menina. Por coisas salgadas, é menino.


  • Se o seu nariz alargou, é menino.
  • Barriga alta, é menino; barriga baixa, menina.
  • Pense rápido e mostre a mão. Se você apresentar o dorso, terá uma menina. Caso tenha virado a palma, seu bebê será um garotão.


Mas as maluquices tem testes também, alguns baseados em dados científicos com varias perguntas, outros baseados na sabedoria popular, e outros ainda nada científicos mesmo.



1)Pegar num coração de galinha e fazer um corte, pô-lo no forno, se o coração abrir é menina!
4) Gire uma linha ou correntinha sobre a mão da grávida; se rodar é menina, se ficar um pêndulo, menino.


   Eu sou muito cética, crendice é crendice. Acredito no cientifico quando provado e comprovado e mesmo assim tenho dúvidas. Fiquei sabendo de vários casos de mulheres que fizeram o US e deu menino, mas nasceu menina. Minha sobrinha mudou de sexo 2x na barriga, rs*. Tem ainda um método de US que pega a medida da coluna do bebe, e atravez de um calculo dá 80% de probabilidade. Pra mim menos que 100% não é valido!

   Bom, eu não perco meu tempo fazendo esses teste, mas por vocês que lêem meu blog resolvi fazer os mais simples...e ai vão os resultados....
1) tabela chinesa: obá vai ser uma menina
2) calculadora baseada em estudos: Eh...vai ser um menino...Agora tô confusa...rs*
3) meninos não querem meu colo: é menino
4) meu marido não está engordando (graças a Deus...rs*) É MENINA!
5) MINHA MÃE TEM CABELOS GRISALHOS DESDE OS 30 ANOS...ENTÃO ESSA NÃO VALE DE NADA...
6) BELEZA na gravidez é relativa, acho que eu estou normal. E parecida com a minha mãe eu sempre fui e muito!
7) nunca me recuso a comer canto do pão e minha parte favorita!
8) Pé frio sempre a minha vida inteira
9) louca por doce sempre fui, mas na gravidez passada assim como nessa fico doida por sal! Na outra nasceu a Mel, então mais uma prova de que isso nada tem de verdade.
10) meu nariz é o mesmo
11)minha barriga não é nem alta nem baixa...

E ai, o que vcs acham que é?????

Como até na ciência tenho minha duvidas...rs*, fui fazer um US com o mesmo médico que fez aquele com Doppler colorido, e o cara é fera! Mau colocou o aparelho e apareceu na tela certinho, fácil de ver. Olhei para o meu marido e ri. É o que estamos vendo???/
   Pois bem...é um menino. Estava muito nítido, claro e escancarado! Era como se o Henry tivesse sentado numa mesa de vidro, víamos as 2 perninhas, os calcanhares e o pintinho com saco e tudo!!! É isso o Henry vem ai!!!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Rios de lágrimas

    Hoje me lembrei de uma música da Fafá de Belém, que fala sobre nuvem de lágrimas. Já ultrapassei esse estatus, aqui está mais prá cachoeira saindo dos meus olhos...Como fico chorona. Na gravidez passada foi assim também. São esses hormônios, tudo culpa deles...
   Na gravidez passada, tive problema de pressão alta e fiquei proibida de comer qualquer coisa com sal. Adoro queijo, e como moro de esquina com a feira de sábado, morria de vontade de comer pastel de queijo. Ridiculamente me trancava no banheiro, abria o chuveiro e chorava de vontade de comer pastel! Não queria que meu marido soubesse porque ele ia sofrer e não podia fazer nada por mim. Hoje até dou rizada, mas lembro do tamanho do sofrimento.
   Nessa gravidez agora, de 17 semanas já chorei o suficiente prá inundar uma cidade. Fui no cinema ver "MEU MALVADO FAVORITO" com minha filha e meu marido, chorei! Como? Onde? Por que? Foi porque me emocionei quando ele se viu apaixonado pelas meninas...snif, snif....que lindo. Ai meu marido me olha com a cara inchada, me abraça e eu choro mais ainda, porque fico com raiva de ser tão babaca e chorar tão sem motivo!
    Mais um filme emocionante "Delírios de consumo de Becky Bloom". Quem assistiu deve estar se perguntando, "emocionante?". Quem não viu vai até ficar curiosa...GENTE É COMÉDIA!!! Muito leve, divertida, mas no final ele comprou a encharpe dela de volta...snif, snif...que lindo, que romântico, que BABAQUISSE!!!! é bonito, mas não é prá tanto...e novamente, eu choro e choro de raiva de ter chorado.
    Uma grande amiga minha disse que saiu com a cara inchada do cinema quando estava grávida porque foi ver PEAR HARBOR, ela soluçava e o marido meio que sem entender porque tantas lágrimas tentou consola-la que era só um filme. Mas ela chorou porque a guerra aconteceu de verdade, tanta dor, sofrimento, pessoas passaram por aquilo de verdade... Se você quiser ser racional pode até achar um bom motivo prá chorar, mas não é prá tanto...
     As vezes sinto que algumas pessoas próximas rejeitam meu bebe, por motivos idiotas. Ai começo a falar, fico magoada com essas pessoas, e CHORO! Se alguém tem uma atitude diferente comigo, eu choro! Alias quando descobri essa gravidez, chorei 1 SEMANA! Foi um susto grande, porque não eram meus planos nem agora e nem no futuro...caiu de para quedas! Mas minha reação foi chorar, chorar e chorar... PEGUEM SEUS GUARDA-CHUVAS, gravida à vista!
   Tenho muitas amigas que começaram a amizade virtual comigo e hoje são mais do que reais. Cada atitude delas comigo, desde mandar uma mensagem, perguntar como eu estou, ajudar a organizar o chá de bebe, etc...me faz chorar. Uma dessas amigas foi pedida em casamento, foi lindo, chorei lendo o post dela. A outra é a tia virtual próxima, está me ajudando muito, e o fato dela dizer que está feliz com isso me faz chorar! Minha irmã do meio vem prá cá nessa semana, ela é meio virtual também...rs*, porque mora longe, mas vem querendo me fazer um ULTRASSOM, porque não aguenta de curiosidade de saber o que é o meu nenem...ai eu choro pelo carinho...
    Meu marido ontem me levou num pesqueiro (ele detesta pescar), ficou do meu lado, aprendeu a jogar o molinete, pescou um pouco, me fez companhia, riu e conversou comigo. Ele fez isso porque eu estava muito estressada e cansada e ele sabia que me relaxaria. De lembrar disso eu .....CHORO. Que lindinho.que carinho!
    Minha mãe vive me fazendo chorar, ela nem sabe disso...Outro dia fez pão sem sal, porque eu estava de dieta. Faz isso, aquilo e manda um pedaço prá mim. Me chama prá almoçar na casa dela e faz comidinha toda especial prá me agradar. Mãe é mãe! E sempre me faz chorar....rs*
    Agora jornal e certos filmes tomo cuidado em não assistir muito, porque chorei com a história dos mineiros que vão ficar meses presos num buraco no Chile! Fiquei impressionada, tive sonhos ruins...Fico pensando nas famílias, no desespero deles, na situação precaria em que vivem prá sustentar seus filhos e ainda tem que passar por isso. Fico sonhando com o lugar umido, fedido, com a gororoba que eles comem, com o medo, a dor...arf! Deus tenha piedade deles! De escrever está até virando meu estômago...
   Lembrem-se, se tiver uma grávida por perto se agarrem num bote salva vidas, porque você nunca sabe o que pode desencadear um diluvio, o estourar de uma represa...
 

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

De saco cheio

    O humor da gravida é muito oscilante, dá até raiva de se sentir como a gente se sente...Tudo parece ter uma dimensão maior, tudo doí mais, preocupa mais, irrita mais, incomoda mais...Nem toda a gravidez se sente assim, mas só quem passa por isso é que pode dizer...EU TÔ DE SACO CHEIO!
   Muita coisa hoje tá me incomodando. Está calor, muito quente mesmo. O ar está seco, muito seco mesmo. E trabalhar é uma droga, muito chato mesmo. Imagino que pior é estar desempregada, porque a cabeça enche com mais problemas ainda. Então se as coisas estão ruins prá você tem gente pior. Mas isso eu não quero ouvir...
   Trabalho 8h por dia, 6 dias por semana e em pé. Não tenho nenhum conforto, não tem ar condicionado, nem emendo feriado, nem ganho um salário maravilhoso...Mas o que falta de conforto sobra em encheção de saco! Gravida é tudo preguiçosa, quanta frescura...está sempre reclamando de tudo, isso enjoa, aquilo enjoa...Você já se alimentou hoje? Deve ter comido porcaria. Vai passar da sua hora de comer. Frescura não ficar pegando caixas pesadas. Não faz nada o dia inteiro só enrola...Vai faltar de novo? Sempre tem consulta médica ou exame...
  Eu controlo meus horários de refeição direitinho e o que como também. Conversei com o médico e tenho cuidado de tudo como ele pediu. Estou enjoando muito mesmo, e o remédio que ele passou não faz nem cocegas! Não vou pegar caixas pesadas e nem leves, porque prá isso teria que testar: "essa está leve, então posso pegar"..até lá...já peguei né? E eu tenho médico sim uma vez no mês e exames mais ou menos nessa frequência também. Nunca dei na minha vida um atestado de mentira e nem forçando a situação. Gravidez não é doença, mas é cheia de complicações, cuidados extras, pressão que sobe, enjoo, dores estranhas...
  O pior de tudo é aguentar tudo isso num lugar onde a maioria é mulher. Se fossem homens passando por isso se uniam um para ajudar o outro...Mas mulher não, quer sempre julgar a outra. Ser melhor, mais forte, menos frescurenta.
  Em dias normais já escutava que meu serviço é moleza, que eu não faço nada disso ou daquilo, que não sei o que é trabalhar, que é tudo maravilhoso. Não tem o porque ficar cansada. Que se fizesse o que fulana faz ai sim saberia o que é trabalhar pesado... Pois é estudei 6 anos prá carregar caixa e guardar mercadoria. Prá vender sobre pressão porque meu salário depende disso. Pra aguentar desaforos o dia todo porque trabalho com publico, e é assim que as pessoas são. Prá ouvir cantada de velhos idiotas e mau educados. Pra subir e descer uma escadinha pequena, abaixa e levantar o dia todo e ganhar o mesmo salário que alguns clientes que trabalham aqui perto e não tem nem o primeiro grau completo!
   Prá ter responsabilidades com a vida das pessoas e saber orientar, prá me manter informada e sorrindo, porque é inaceitável você não estar de bom humor com a vida maravilhosa que tem. Não tenho plano de saúde pela empresa, não ganho vale alimentação, mas tudo isso pode ser suprido recebendo uma grosseria porque na farmácia ao lado me deram 15 centavos a mais de desconto!