sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pode ou não pode????

   Cada médico tem uma resposta diferente para a mesma pergunta. Se for perguntar para uma amiga, vizinha, tia então vai ouvir milhões de absurdos e respostas diferentes, porque ainda vem acompanhada de causos...Mas afinal o que pode e o que não pode?
   Pintar, alisar, descolorir os cabelos pode? O médicos mais radicais defendem a posição que não pode de jeito nenhum em nenhum momento da gravidez. Por quê? Porque não existem estudos que comprovam a real segurança desses procedimentos. Tudo bem que fulana usou e não causou nada, mas e se tivesse causado? E se fosse coincidência, você provavelmente nunca saberia e se culparia a vida inteira. Os médicos menos radicais, defendem que pode quase tudo, desde que não vá amônia e só depois do terceiro mês. Que é o período onde podem ocorrer a maior parte das má formações. Eu já prefiro deixar meus brancos em paz, minhas raízes saltitantes, porque  custa esperar mais uns meses? Pra que arriscar? Depois que o nenem nascer eu faço tudo o que quiser, agora é hora de fazer tudo para garantir a saúde dele. Pelo menos minha conciencia estará tranquila que eu fiz o melhor!
   Medicamentos é outro assunto controverso. Tem médico muito ignorante por aí, precisando de reciclagem urgente. Certos medicamentos não podem ser usados na gravidez, outros podem e tem ainda os do grupo "não tem estudo suficiente para dizer que não fará mau". Não use nada sem falar com seu médico antes. Na farmácia que comprar pergunte ao farmaceutico se tem alguma informação sobre o uso na gravidez, e se ainda assim desconfiar, arrume outro médico!
    Alguns médicos se consideram "O TAL" mas erram como qualquer outro ser humano. Eu já peguei cada erro médico, inclusive com grávida! Na minha gravidez passada mesmo, o médico me passou um medicamento para infecção urinaria que entrou no grupo do ninguém sabe se fará mau. Porque isso? Sendo que existem tantos outros que poderiam ter sido usados com segurança? Ele nem pediu exame de cultura pra justificar que a bactéria só morria com esse ou aquele. Desconfiada como sou, li a bula, liguei no laboratório e não satisfeita não tomei. Mudei de médico, e o outro médico riu e disse, que bom que você não tomou. Sua infecção é tão ridícula que tomando mais água sararia em menos de 2 dias.
   Nessa gravidez estou com infecção novamente. Não achem que sempre tem que ter dor, ardor, etc...Eu não sinto nada. Tive febre uma vez, e mesmo assim pode ter sido outro fator (gripe, sinusite...). Percebi porque a urina está mais escura e com odor forte. Falei com o médico e me mandou fazer um exame e depois tomar um pozinho que é seguro. O duro é esperar o resultado, 5 dias. Mas a culpa não é do laboratório, é do tipo do exame, que precisa de tempo para as bactérias crescerem, e poderem mostrar o resultado!
   Um assunto mais picante...SEXO pode ou não pode? Pode sim, desde que o casal queira! E claro se não tiver nenhum outro problema. Geralmente pode até o fim da gravidez, mas não comemore, muitos maridos não gostam da ideia de macular a imaculada concepção...Principalmente no sétimo mês a mulher sente muita vontade. Mas o marido olha aquela barriga e cai fora! E se o nenem chutar na hora H, ai corta o clima deles com certeza!. Mas o sexo é seguro e pode. Não machuca o bebe, nem ejacula na cara dele, e se o nenem chutar não e porque está se incomodando, mas porque chutou, horas bolas!
   Comidas em geral, são duvidas. Na verdade pode se comer de tudo, desde que com moderação. Nada de ganhar 21 kg na gravidez, isso não é saudável  pra ninguém e depois pra perder é um sacrifício! Claro, cuidado com a diabete, pressão alta, etc... Pimenta pode, abacaxi pode, o que existem são lendas. Claro lave as verduras e frutas muito bem. Não coma carne, ovos crus ou mau passados. cuidado com a procedência do peixe e frutos do mar. Cuidado com a comida de rua. Tudo isso pode ser muito bom, mas pode estar com uma contaminação, e pegar uma diarreia na gravidez, não será nada legal!
   Bebidas temos dois tipo, alcoólicas e não alcoólicas. As alcoólicas é melhor evitar, e se consumir que seja pouco mesmo! As não alcoólicas tenham cuidado. Muitos chás caseiros podem ser abortivos os causar má formação. Não tome esse ou aquele sem falar com um médico. Os básicos como hortelã, cidreira, podem mas com moderação. Coca cola pode sim, mas vamos falar sério, aquele treco só tem calorias, de saudável não tem nada. Mas não vai apodrecer o bebe e nem os osso se você tomar! Aguá tonica também não é recomendada
   Não podem as receitas caseiras de chás, mascar folha disso, daquilo. Raízes não recomendadas pelo seu médico pó ou chá como o gengibre.
  Não podem cremes e sabonetes de limpeza de rosto  e corpo não conversado com seu médico antes. Alguns tem substancias que podem causar ,má formação no feto em qualquer estágio da gravidez!
   Não pode ficar dando ouvidos a conselhos de leigos, porque na minha gravidez fiz isso e deu certo, na minha não fiz aquilo e olha o que aconteceu. Palpite tem aos montes! E encher o saco do seu médico por qualquer dúvida pode sim. Afinal que melhor do que ele pra te ajudar?

Um comentário:

  1. Muito legal Van...é ótimo esclarecimentos como esses...
    acho que na gravidez agente fica tão abitolada por ouvir certas coisas, que agente acaba irritada e com medo de fazer algo rpejudicial com o bebê!
    Bjoooo

    ResponderExcluir