segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O momento mágico

   O texto anterior poderia bem ter sido escrito por um homem. Cheio de bobagens. Parecem mentiras para que as mulheres acreditem e não percam a coragem de ter filhos. Acho que toda a mulher tem o direito de saber a verdade sobre a gravidez.  Algumas se sentem inferiorizadas, menos mães porque não sentem como o texto dizia. Algumas acham que tem algo errado com elas porque não conseguem sentir toda a magia. Será que amo menos meu bebe? Será que não nasci para ser mãe? A verdade é que a gravidez é um processo. Um processo de formação de um ser, isso é físico, químico. Um processo de mudanças hormonais enormes que afetam todo o sentido e senso! E um processo racional. onde por vezes as mulheres tentam enganar seu cérebro com seus sentimentos. E até essa enganação é racionalizada. Isso quer dizer é pensada, calculada mesmo. O coração diz como tem que ser, a sociedade diz como deveria se sentir, e pregam uma peça no seu racional que passa viver uma mentira!
  O momento mágico não existe. Você não sente nada crescendo dentro de você. Poderia bem ser uma lombriga, que você não saberia a diferença. Você ganha peso, a barriga cresce, e dai? Desde quando isso é sintoma de gravidez? Os cervejeiros de fim de semana também ganham peso e uma barriga volumosa. E as gordinhas? Muitas vezes misturada a banha cresce uma barriga, e as vezes nem dá pra notar.
   Essa semana uma colega minha, até magra, mas que anda apresentando uma barriguinha, foi chamada de grávida. A coitada ficou super triste e resolveu queimar a barriga. O pior foi que o sem noção ainda completou.depois que ela negou a gravidez: " Mas o importante é a gente ser feliz com a gente do jeito que a gente é!"
   No passado recente, estava cansada de receber os parabéns pela gravidez de uns quilos de banha...por isso comecei a malhar. Estava entrando em forma, agora vou continuar, só que pra forma de bola novamente.Mas agora sinto diferente, a barriga já começou a dar as caras, e eu sinto o bebe...MENTIRA...A barriga tá aparecendo sim, mas o bebe ainda é muito pequeno para ser sentido. Se você sente alguma coisa, são GASES!!! Muitas pessoas já ficaram bravas comigo, porque sabem que é o bebe... tem certeza disso e eu discordo "São gases". Pode procurar um médico, literatura...essa criaturinha de 6cm já se mexe sim, mas é impossível sentir mexer! Seus movimentos são grandes para o seu tamanhinho, e ainda são dentro de uma bolsa cheia de líquidos que reduz impactos...Não vem com papo de que "eu tenho sensibilidade maior por isso sinto". você tem mais gases e é isso que sente. Sente gases andando de um lado para outro, um a um subindo. GASES GASES GASES. Uma verdadeira festa de gases na sua barriga.
  E por falar em gases, o Hommer Simpson perdia fácil de mim. Que coisa desagradável, que coisa nojenta. Se estou deitada e me levanto vem aquele ARROTO horrível, enorme parece mais a explosão de uma bomba! Na família do meu marido são só homens, e eles achavam graça na adolescencia ficar arrotando, quem arrotava mais, etc...Outro dia me levantei e dei aquele arroto, olhei para o meu marido e disse: É HOMEM E É SEU, NÃO PRECISA NEM DE DNA! Se ainda fossem aqueles inodoros puns, silenciosos...NÃO essas coisas tem que sair anunciando TEM UMA GRAVIDA AQUI E COM SÉRIOS PROBLEMAS DE DIGESTÃO! E depois ainda vem os conselhos...come mais isso, não toma Coca-Cola, e nem tanto refrigerante...Eu juro, nem tomei refrigerante nessa gravidez!
   A indigestão também é algo comum na gravidez, tudo o que você come parece que não cai bem...As vezes qualquer coisa parece que você exagerou. Dá uma vontade tomar um desses pozinhos digestivos...Mas não pode...Vai tomar suco de limão, suco de abacaxi que melhora. As vezes melhora, mas nem sempre. Essa indigestão também causa azia, você sente que está grávida de um dragão. Quem me dera mastigar uma daquelas pastilhinhas para azia. Não pode, vai tomar suco de limão, suco de abacaxi. Claro que a indigestão é um processo que leva a outras coisas também, como OS GASES! Mas não é só isso, o intestino pode travar de vez, ou as vezes soltar terrivelmente gerando uma cólica que nem no parto senti igual! Então você vai comer ameixa, toma água de ameixa, aquele iogurte para o intestino, mamão é bom mas o melhor é a semente, come uma pêra, bebe mais água...receitas que funcionavam quando você não estava grávida...agora, só entram na dieta normal, porque parecem não ter efeito. Você insiste, continua tentando...come farelo disso, farinha daquilo, linhaça é bom, granola...e nada...Quando um dia seu intestino resolve funcionar e te dá aquela dor de barriga tremenda, você vira os olhos...e ele se solta de vez....Duas horas esvaziando. Você se sente até mais magra. A barriga de grávida parece que até diminuiu. Mas não pare a dieta, continua firme porque vai prender de novo faça o que fizer. Fico imaginando se poderia ser pior. Se eu não fizesse tudo isso se ele travaria de vez???
   E quanto a magia de sentir o bebe mexendo, no começo parece que você engoliu uma pastilha efervescente e começa lá pelas 22 semanas apenas, é estranho. Depois começam os chutinhos, parece que um aliem quer sair de dentro de você,  a lombriga vai sair a qualquer momento. As vezes dá pra ver algo na superfície se mexendo, é muito estranho, mas é engraçado. Não é a melhor sensação do mundo, mas você está feliz, porque racionalmente sabe que o nenemxixi porque apertou sua bexiga...
   Você racionalmente sabe que o bebe está dentro de você crescendo, se mexendo, se desenvolvendo. Mas isso é racional, não é emocional...o seu emocional está é te pregando uma peça. Faz você acreditar que sente o que gostaria de sentir. Acreditar no que não sente, porque não é possível sentir!

2 comentários:

  1. Van, manda ver na blogterapia! Acho realmente vai te fazer bem. Não tenho idéia do que vc está passando, ou até tenho alguma idéia, mas não na dimensão que ocorre. Já virei sua seguidora e vou aparecer por aqui pra ser eco dos seus escritos.
    Beijos pra vc e pro grãozinho!

    ResponderExcluir